Deste espaço...

Aqui cadastro os livros que venho lendo e relendo. Falo daqueles que amei e de alguns, que nem tanto. Comento os acontecimentos pelo qual a história foi criada, a autoria da obra e algumas de suas particularidades. Dou uma notinha demonstrando quão prazeroso ou enfadonho foi a leitura...

quinta-feira, 5 de março de 2015

AQUELE TEMPO PASSOU

                                                     

AQUELE TEMPO PASSOU

             As Memórias  de  Lygia Lolo , devem trazer lembranças na vida de muitas pessoas.  Se  não viveram em Santos, ao menos  devem  ter  passado férias nesta cidade.  É possível lembrar  de feriados ou mesmo, finais de semana, quando íamos , com a família fazer um pic-nic na praia, comum naquele tempo e passear no Aquário, que continua o mesmo!   Eu , apesar de ser pequenininha na época dos Fragmentos de Memória , lembrei de muitos fatos e locais vividos.  A autora conta como usava o bonde, meio de transporte até há pouco tempo, como  também  nos finais de semana quando ela e suas amigas se divertiam  , viajando em toda a orla , de uma ponta à outra da praia, nesses bondes , que eram abertos e muito frescos.   É uma leitura amena e  precisa no tempo . Vale a leitura, pois, em Santos,    quase nada mudou.   Então, dá para a gente se divertir.  Adorei o livro.
Saudades desse tempo.  Ah !... Preciso dar um pulinho até lá só para ver o Aquário novamente, com suas duas barraquinhas que vendem conchas e objetos criados com elas.  Quem não teve aquele pescadorzinho, feito de conchinhas , pescando, sentado numa pedrinha apoiada numa concha do marisco  ?! Quem não teve aquele caramujo grandão , alaranjado, em que o colocávamos nos ouvidos , só para ouvir o som do mar ?!
       
        Ainda estou lendo este livro (05 de março 2015) , faltam 150 páginas e muitas fotos ilustrativas.  Tem passagens bem divertidas dela  na escola , a sua vivência diária entre professores e colegas,   as festas de fim de ano, comentários sobre os filmes tão românticos da época. Ela conta como Santos era uma cidade cultural, com muitos eventos , cinema, cujos filmes eram trocados quase diariamente, boas peças de teatro , com grandes artistas como Tônia Carreiro e Procópio Ferreira.   Excepcional !! 
Terminei. 
Os dois últimos capítulos "A Voyage Round My Father" e Escrever Um Livro" , fecha esse delicioso  livro.  Depois , as fotos... Quando terminei disse :     HAAaaaa, que peninha !!  Vale à pena ler de novo.


Minha avaliação : NOTA 10

Comentários sobre a autora -  Lygia Lolo Silva de Carvalho . 
  Lygia nasceu em Santos onde passou a infância e sua adolescência.. \fez Filosofia, Ciências e Letras.  Fala francês, inglês e  Italiano .  Desde pequena ela escreve cartas para jornalistas e escritores, mas nem sempre respondidas.
 Na orelha do livro,  Lygia escreveu:  " Este livro esteve comigo desde sempre. Já na cabeça daquela adolescente que, ao se dar conta da fuga inexorável do tempo, tentava aprisioná-lo entre folhas de seu diário.
Estes fragmentos de memória foram escritos ao longo dos anos, em folhas soltas ou em cadernos e agendas , independentes uns dos outros, aleatoriamente, ao acaso da inspiração do momento.
É minha declaração de amor à Santos, ao Canadá (escola) e aos que viajaram comigo através da adolescência, meus colegas, meus amigos, meus cúmplices.
É também a celebração de um tempo que passou e de um mundo que acabou."

2 comentários:

  1. Da maneira como você descreve , dá uma vontade profunda de ler este livro! Parabéns!!!

    ResponderExcluir