Deste espaço...

Aqui cadastro os livros que venho lendo e relendo. Falo daqueles que amei e de alguns, que nem tanto. Comento os acontecimentos pelo qual a história foi criada, a autoria da obra e algumas de suas particularidades. Dou uma notinha demonstrando quão prazeroso ou enfadonho foi a leitura...

sexta-feira, 13 de março de 2015

CARTAS DA BIBLIOTECA GUITA E JOSÉ MINDLIN



CARTAS DA BIBLIOTECA GUITA E JOSÉ MINDLIN


   Comprei este livro em 2012. Mostra muitas cartas que foram  selecionadas do acervo  da Biblioteca particular  Guita e José Mindlin, que  hoje faz parte da USP, em caráter de doação. É um livro muito interessante composto de mensagens manuscritas, escritas com letras muito bonitas , à pena e com tinta armazenada, óbvio no antigo tinteiro. (Lembro-me de quantos dedos meus ficavam  manchados de tinta azul, quando eu estava no 2º ano primário, folhas borradas  e, depois, para que tudo ficasse sequinho, eu passava o mata-borrão sobre as letras, e eu... ia limpar os dedinhos com sapólio, único jeito de  ficar livre do azul da tinta.  Saudades!)   Voltando, época  em que não se podia consertar erros gramaticais ou se ter arrependimentos. Como única solução, ficavam rabiscos sobre o papel.  São datadas do século XVII, alcançando o século XX.  Outra coisa que percebi nas cartas , foi que os dizeres eram ,às vezes bem íntimos, ao qual,  o escritor não se importava em se expor. Hoje, seria um testemunho escrito, uma prova contundente.    Mas...era assim ! 
     Como letras manuscritas , às vezes são de difícil compreensão  , este livro tem ao lado da correspondência  um texto esclarecedor, que torna mais suave a leitura.   
    Além de toda a beleza do livro, podemos acompanhar o desenrolar da História Brasileira.

O LIVRO é muito bom. 

Minha NOTA é 10

Comentário sobre Editor (Editora Terceiro Nome) " ...Embora inevitável, é uma pena que o hábito de escrever cartas esteja sendo substituído por técnicas mais imediatas.  Com elas, perdemos o prazer de abrir um envelope, desdobrar um papel, ter alguém falando silenciosamente perante nossos olhos e, principalmente, a encantadora emoção da espera. ..."



O Livro é uma compilação (Banco Pine).   Resgata o Brasil em sua História.  

3 comentários:

  1. Oi Nilda!
    Vi seu recadinho lá no blog, obrigada pela visita.
    Achei muito bacana este livro, gosto de premissas como esta e me deixou curiosa.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nilda!
    Eu fiquei interessado no livro. Parece ser muito interessante e bom. É uma pena mesmo que o hábito de escrever cartas esteja se tornando ultrapassado. Acho lindo. Espero que esse hábito nunca acabe.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro. Como hábito , de vez em quando escrevo uma carta para qualquer amigo. Pode ser para uma avó... A carta é sempre bem-vinda e a gente treina a escrita, enriquece o nosso vocabulário. Vale à pena. Experimente. Abraços à você.

      Excluir