Deste espaço...

Aqui cadastro os livros que venho lendo e relendo. Falo daqueles que amei e de alguns, que nem tanto. Comento os acontecimentos pelo qual a história foi criada, a autoria da obra e algumas de suas particularidades. Dou uma notinha demonstrando quão prazeroso ou enfadonho foi a leitura...

sexta-feira, 22 de maio de 2015

A ARTISTA DE XANGAI


A ARTISTA DE XANGAI


Mas que livro bom!

E ainda é como eu gosto : é história da vida real.Experiência vivida e resolvida de um jeito ou de outro... além de um final imprevisível.  Como muitas histórias passadas na China, PAN YULIANG , órfã, é entregue a seu mais próximo parente que , por alguns trocados a vende a um prostíbulo onde sofre privações, fome e é obrigada a se comportar como acompanhante de homens mal intencionados.
Ainda muito jovem, sua vida muda quando um inspetor do governo compra-a para ser sua concubina. Daqui para a frente, já  quase na metade do livro, ela vive entre o amor e a arte , entre Paris e Xangai da década de 1920.  Precisou escolher entre o aprendizado de sua arte, com aulas entre mestres franceses, a arte ocidental e o seu amor.   
Esta é a história de uma grande artista , que com sua dedicação à pintura deixou de ser vista como prostituta para ser reconhecida nas galerias de arte de Paris.  Autora de mais de quatro mil  obras, que na época escandalizaram a sociedade chinesa fechada ao modernismo e, em respeito às tradições não entendiam os seus nus artísticos, tão  comuns na Europa .
Nota- Falar mais sobre o livro, vai fazer com que a emoção da leitura seja prejudicada. 
Adorei o livro !!

"...pelo menos uma vez, conversara a respeito da carreira dela, por um longo tempo.  Mostrou-se satisfeito com seus objetivos, mas intrigado com seus métodos. ' Acha mesmo que deveria parar totalmente de pintar ? , perguntou. 'Não poderia simplesmente pintar coisas consideradas...bom, mais aceitáveis ?..."

   Parte I (página 11) : " Embora não se possa viver de arte, ela faz com que valha a pena viver.  Transforma a fome, a preocupação, os percalços e o subsistir, que de tudo seria desprovido, em uma forma de existência." 
John Sloane. 


Comentários sobre a autora : Jennifer Cody Epstein vive em Nova York. Publicou contos em diversos veículos e comunicação. Mestrado em Relações Internacionais e é professora adjunta na School of Arts da Universidade de Columbia. 




Pan Yuliang -Auto retrato


4 comentários:

  1. Oi querida amiga Nilda, que linvro fantástico, preciso ler!! Obrigada pela resenha!!
    desculpe a ausência querida
    Tenha uma excelente semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  2. \obrigada pela visita. Você não vai conseguir parar de ler. Aproveite. Venha me visitar mais vezes. Ótimo domingo. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nilda!
    Adorei a resenha e fiquei super interessada pelo livro, mostrei a resenha para o meu pai (que é artista plástico) e ele também ficou curioso, acho que vou ler em breve!
    Obrigada pela dica ;)
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir
  4. Leia e depois me conta. Vai gostar mesmo. Venha sempre me visitar, viu ?! Bjs.

    ResponderExcluir