Deste espaço...

Aqui cadastro os livros que venho lendo e relendo. Falo daqueles que amei e de alguns, que nem tanto. Comento os acontecimentos pelo qual a história foi criada, a autoria da obra e algumas de suas particularidades. Dou uma notinha demonstrando quão prazeroso ou enfadonho foi a leitura...

quinta-feira, 7 de maio de 2015

ADEUS, CHINA

O ÚLTIMO BAILARINO DE MAO


Este livro é extraordinário. Conta a verdadeira história  de Li Cunxin , narrada  por ele  mesmo, exímio bailarino que foi escolhido ao acaso, para fazer parte do corpo de 'ballet' da China .    


...A professora,   entre as crianças, é recebida repentinamente por homens nunca vistos, os delegados culturais de Madame Mao, que estão em busca de garotos para receberem formação especial e tornarem- se grandes bailarinos. Li , exatamente por ser franzino, miúdo, é escolhido.  
Nesse momento , a sua vida mudou completamente . Foi separado da família e passou a viver a vida como aluno de uma das maiores companhias de 'ballet' do mundo.  Mesmo sem ter nenhum conhecimento , nem interesse por dança ele se vê obrigado a passar horas e mais horas de treino, sendo muitas vezes castigado violentamente. 
Muitas vezes quis fugir da China, refugiar-se nos Estados Unidos, mas o regime chinês era mais forte do que ele. 
Só lendo para sentir a emoção que senti, em cada momento vivido por ele.  
Numa das apresentações nos USA , ele conhece e torna-se amigo  do presidente e da primeira-dama, que muito fizeram para ajudá-lo a sair da China .  Transforma-se então,  no primeiro e último bailarino de Mao e no querido e admirado do Ocidente, Torna-se  amigo das pessoas mais influentes  dos Estados Unidos e astros de cinema. 
Tornou-se uma estrela !


A história de Li Cunxin  é uma história de coragem, de amor e desejo por liberdade que só um jovem com muita determinação pode ter.  Ele nasceu em 1961. 

Quem ler esse livro vai poder guardá-lo num lugar especial em sua estante, só para olhar e lembrar de sua história com muito respeito.

É muito bom !!

No final do livro há várias fotos . 

Ele escreveu : " Esta é minha história. Aqui estão minhas recordações daqueles anos na China de Mao.  É a história de minha família. É minha jornada, desde as lembranças mais remotas, passando pela descoberta da dança, até a vida no Ocidente.   Os registros históricos podem ser outros, muita gente pode ter lembranças diferentes.   Para mim, porém, os relatos são hoje tão verdadeiros como sempre foram.   Neles estão os tesouros do meu coração."

Comentário:
                       "Sensacional! Depois que comecei ler, não consegui mais parar.  Qualquer um que sonhe chegar às alturas deve ler este livro."
   Leanne Benjamim, primeira bailarina do Royal Ballet.

Minha NOTA - 10

Em 1990

LI CUNXIN





Aqui , Li Cunxin volta à China , neste vilarejo, aonde morava, já como primeiro bailarino , e dança com sua esposa, ai no piso de terra ,sendo aplaudido por esse pequeno grupo,  só para agradar os parentes e amigos que ele deixou !!
Sensacional !! 

Se entrar na NET vamos encontrar dezenas de fotos dele dançando. Lindo !!




3 comentários:

  1. Fiquei com curiosidade de ler este livro Adeus, China.
    Uma abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Tenho certeza que vai passar momentos bem prazerosos em companhia dessa ótima história real. Venha sempre me visitar. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nilda!
    Aqui estou em retribuição à sua amável visita. É muito interessante o seu blog! Suas dicas de leitura são muito úteis, pois nada pior que iniciar uma leitura e perceber que estamos perdendo tempo. Olhe, também vou me tornar visita assídua à sua página.! Bjss

    ResponderExcluir