Deste espaço...

Aqui cadastro os livros que venho lendo e relendo. Falo daqueles que amei e de alguns, que nem tanto. Comento os acontecimentos pelo qual a história foi criada, a autoria da obra e algumas de suas particularidades. Dou uma notinha demonstrando quão prazeroso ou enfadonho foi a leitura...

sexta-feira, 29 de maio de 2015

NEGRAS RAÍZES


NEGRAS RAÍZES
Esta é uma das obras de maior sucesso da literatura  afro-americana.

  Já faz tempo que li este livro.  Fiquei apaixonada e muito enternecida pelo personagem.  Como pode ser possível pessoas tratarem com tanta frieza um ser humano ?!  Esta é uma das histórias mais bonitas que li e me envolvi tanto, mas tanto, que posso dizer que fiz uma verdadeira viagem no tempo...
E, já está na hora de lê-lo novamente.  

   A história começa em uma pequena vila africana, no ano de 1767, quando o jovem príncipe, Kunta Kinte,  filho do grande chefe africano Omoro,   é capturado por caçadores de escravos,  no meio da floresta.  Como um animal enjaulado  é levado para os Estados Unidos e, com novo nome, transforma-se num escravo, sem ninguém se importar com o seu passado, com suas raízes.
   A história é longa, contando a vida de Kunta, com muitos momentos  difíceis . Desprezado , no meio de tanto sofrimento o livro segue seu rumo,  chegando aos  seus descendentes, caminhando  até o nascimento do autor da história, Alex Haley, seis gerações depois.  Portanto mais um livro baseado em fatos reais .   Histórias desse tipo  são normalmente fascinantes.
Quem lê, sofre juntamente com Kunta, desde o momento de sua captura à sua resistência à mudança de identidade, o desespero nos porões de um navio negreiro, à sua compra por feitores, a saudade doída de sua terra natal ,  de sua família e todo o seu drama em terra estranha.

"O trabalho de doze anos de pesquisas de Alex Haley, resultou na autobiografia mais coletiva de que já se tem notícia.  Kunta Kinte, dito o 'Africano', pela avó e pelas tias velhas de Haley, não é apenas o mais remoto ancestral do autor, é também o mais remoto ancestral na genealogia de uma raça inteira, caçada nas matas ou à beira dos rios, amontoada nos porões infectos dos navios negreiros e vendida a retalhos num ponto qualquer dos Estados Unidos, Cuba, Haiti ou Brasil."


O Autor- Alex Haley -  Com muita  determinação escreveu este livro.  Durante bastante tempo  pesquisou a vida de seus antepassados . Mostra-nos como foi a realidade da  escravidão , a tragédia americana pela intolerância. 
Esta saga  tem um sentido maior quando se pensa em Alex Haley, que nasceu em 1921, ouvindo as história de sua bisavó, falando da riqueza de suas próprias raízes.  Em 1929  tornou-se jornalista, sendo que, mais tarde, decidiu pelo projeto do resgate de Kunta Kinte e da sua própria história. 

Este livro é a sua obra-prima. 



   

4 comentários:

  1. Desconhecia este livro bem como o autor, fiquei curioso por o ler.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francisco. Como vão as leituras ? Indique um bom livro para mim. Até domingo serão dias de bastante leitura. Venha sempre me visitar. Um abraço e ótimo final de semana

      Excluir
  2. Oi querida amiga, vim lhe desejar uma excelente semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga, Teremos um feriado longo e mais tempo para nos deliciarmos com a leitura. Venha sempre. Um beijo
    O que vc. está lendo ?

    ResponderExcluir