Deste espaço...

Aqui cadastro os livros que venho lendo e relendo. Falo daqueles que amei e de alguns, que nem tanto. Comento os acontecimentos pelo qual a história foi criada, a autoria da obra e algumas de suas particularidades. Dou uma notinha demonstrando quão prazeroso ou enfadonho foi a leitura...

domingo, 24 de maio de 2015

O QUADRO PERDIDO



O QUADRO PERDIDO

CARAVAGGIO

Este livro, tive o prazer de ler em 2013. É  uma história real... mais uma vez. Pelo jeito só estou cadastrando fatos verídicos.   ' Voilá ' !
Como se vê, esta obra representa o momento em que Jesus Cristo é levado por soldados romanos dando início,assim, ao terrível  martírio , até Sua crucificação. À esta lindíssima Obra-Prima, pintada em 1602, por Caravaggio, deu-se o nome "A prisão de Cristo".
Este quadro  já era conhecido há mais de duzentos anos, apenas por meio de cópias, com paradeiro desconhecido. Vinha sendo procurado há bastante tempo. Porém, a partir de 1990, continuou-se a procura mais acirrada,incansável e insistente do quadro perdido, sem se saber se havia sido roubado ou, simplesmente estaria ornamentando alguma longínqua Igreja desses pequenos vilarejos pela Europa. Para surpresa geral, aconteceu o que todos esperavam. 
Este livro conta como foi feita a descoberta da Obra-Prima e como se tornou possível este achado.   É uma história de paixão e amor  pela arte.  O autor mostra detalhes fascinantes e apresenta os seus personagens principais : uma linda pesquisadora muito esperta, um restaurador de quadros e um historiador enigmático de arte, carregando muita experiência e com mais de noventa anos. 

Da orelha do livro:   a páginas " ...são um tributo à paixão pela arte e pela vida, e à perseverança que permite a essa paixão ser vivenciada por outras pessoas além de seus portadores. O espírito humano é o assunto central de 'O Quadro Perdido'."

Gostei muito... e me lembro de quantos momentos deliciosos passei em sua companhia.  Era inverno e estava sempre acompanhada de uma reconfortante xícara de chá. 

Minha NOTA- 09

Comentários sobre o autor :   Jonathan Harr, é também  o autor do best seller 
' A Civil Action', vencedor do Prêmio do National Book Critics Circle na categoria não ficção. Escreve para a New Yorker e para a New York Times Magazine. Vive em Massachuetts , leciona redação de não-ficção no Smith College. 

"Ele constrói uma narrativa profundamente tocante sobre História, gosto e arte --e sobre ganância, a inveja e o ciúme profissional dos que se deixam aprisionar pela obsessão.  O mais perfeito trabalho de não-ficção narrativa que se poderia imaginar."-- The Economist. 


2 comentários:

  1. Olá, Nilda! Obrigada pela visita ao meu blog! Vi o seu e gostei muito também! Já coloquei nos meus favoritos!
    Vamos trocando ideias, adoro conversar sobre livros!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita, vamos conversando sobre nossos livros e as novidades tb. , então. Bjs.

      Excluir