Deste espaço...

Aqui cadastro os livros que venho lendo e relendo. Falo daqueles que amei e de alguns, que nem tanto. Comento os acontecimentos pelo qual a história foi criada, a autoria da obra e algumas de suas particularidades. Dou uma notinha demonstrando quão prazeroso ou enfadonho foi a leitura...

segunda-feira, 8 de junho de 2015

OLHANDO COM OUTROS OLHOS



Vista do terraço de minha casa .
Essa crônica anterior,  me deixou pensativa , tristonha.
Pensando sobre o fato e  sei que  no cotidiano,  há também coisas boas acontecendo,  basta ver com outros olhos, aquele olhar otimista, o meu. Moro no décimo quinto andar, com uma bela vista. Todo amanhecer é uma festa. Temos pássaros pela redondeza. E, na rotina , ouço quase sempre, algumas corujas piantes  e dois papagaios gritantes , muito gordinhos que  vêm  nos dar bom-dia.  Mesmo antes de abrir a janela , já os ouço. As corujas passam e vão em busca de alimentos, mas os papagaios, estes param sobre a copa das árvores e ficam se comunicando, decidindo qual caminho seguir, com seus voos desengonçados . Muitas vezes dá tempo para eu ir vê-los no terraço. Pego o binóculo e os sigo até onde meus olhos alcançam. E, como em qualquer lugar, o bem-te-vi, todo alegre, dando boas-vindas ao frescor da manhã.  Ao invés disso, poderia ficar ouvindo e assistindo pela outra janela , os carros e motos, começando a sua corrida diária, entre buzinadas e arranques, já que o semáforo fica exatamente na entrada do condomínio. Prefiro ouvir os pássaros. 
Tenho a felicidade de ter na frente das minhas janelas , muitas árvores , a perder de vista, prédios ao longe sequer obstruem a paisagem, então a depressão passa longe de mim. Ótimo !
Precisamos ver as coisas boas ao nosso redor . Logo cedo, vou ver  as minhas flores do terraço. Cada uma em seu vaso, esperando pela aguinha fresca, alimento da manhã.  É o meu cotidiano.  Não fico atenta a problemas, nem pensando neles.   Em vez de não ter tempo para nada, que é corrido mesmo, arranjo um tempinho logo bem cedo e ligo músicas que me acompanham enquanto me preparo par ir ao trabalho, enfrentar um trânsito muito difícil.  Não vou me estressar com maus motoristas, sinal embandeirado e me inconformando com o motoqueiro  que quase bateu no espelhinho do carro da frente... Nem ouço  o jornal da manhã no carro. Levo o meu pendrive com milhões de músicas deliciosas e vou cantando  junto.   Ao me aproximar de Moema , local do meu trabalho, já vou logo assistindo o voo rasante dos bandos de Maritacas  voando daqui pra lá , gritando nos telhados, e posso dizer que este é um dos lados bons da vida. Assim , a gente vai vendo coisas positivas acontecendo e que acreditamos em algo,  além de pensamentos tristes e de coisas que nos desagradam por aí.  
Lá pelas tantas do dia, ouço a sua voz , Papi que me diz- 'Nini, estou ligando porque adoro ouvir sua voz'... Ahhh...
Eu não me acostumo a desgraça  e sei que o mundo é cruel, já não sou mais criança, sei que temos problemas por toda parte, mas existe a contrapartida : Adoramos ver um bom filme, adoramos viajar, passar uns dias no Hotel Toriba e se não puder ir, não tem importância,  planejar umas férias, mesmo que não dê nada certo, ainda podemos planejar de novo, mais coisas boas como almoçar fora e brindar a vida com Coca-Cola, não importando  que não temos o hábito de um bom vinho.   Lembrar também que, em casa temos sempre um vaso com Hortênsias azuis, e só podem ser azuis, que nos remetem à nossa lua-de-mel, enfeitando a mesa da Fazenda.
Portanto,  eu  sim, me acostumo a muitas coisas boas e... os problemas do cotidiano, deixo-os pra lá,  não deixo que ofusquem  o meu dia, aqueles bons momentos  são o que estou vivendo, esses tão conformados  não importam !


2 comentários:

  1. Olá Nilda, nem imagina a alegria que me proporciona dizendo-me que gosta do meu blog.
    Já fiz algumas leituras aqui no seu belo espaço e tenho pena de não ter um dia com mais horas para as aproveitar bem, diversificando as tarefas e encaixando mais horas de leitura e lazer. Leitura... ultimamente mais quando vou de viagem; lazer... ultimamente mais quando viajo!!!
    Cá em casa, o grande leitor é o meu marido. Desde que começou a tomar nota dos livros que já leu... conta mais de 2 mil... e o nosso velho apartamento está repleto deles... com estantes no corredor, e até nos quartos de dormir!
    Nós vamo-nos encontrando por aqui!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terezinha, muitas coincidências. Assim como você, adoro trabalhos manuais, qualquer um, isso que é o pior. Quero fazer tudo que vejo. Para a leitura que aprecio muito, fica a noite, antes de dormir e no momento em que meu marido lê o jornal, por umas duas horas. Ficamos na mesa de jantar, lado a lado, sob a luz do abajur e eu perguntando e comentando sem parar. rsrs E sou como seu marido, pois tenho livros demais, sou insaciável, 'compradeira' , mas escolho-os com pinça, olhos de 'lince'. Um grande beijo e venha sempre me visitar.

      Excluir