Deste espaço...

Aqui cadastro os livros que venho lendo e relendo. Falo daqueles que amei e de alguns, que nem tanto. Comento os acontecimentos pelo qual a história foi criada, a autoria da obra e algumas de suas particularidades. Dou uma notinha demonstrando quão prazeroso ou enfadonho foi a leitura...

quarta-feira, 3 de junho de 2015

VIDAS TRESPASSADAS


VIDAS TRESPASSADAS

Este é um livro de memórias em que achei melhor transmitir o seu conteúdo não com as minhas próprias palavras, mas com as dela.   A autora mostrou tão bem a sua intenção ,que me senti na obrigação de colocar sua história , da maneira que ela quis nos passar .  Ela disse : "é, portanto, a forma de deixar registrada nossa história de vida, é uma forma de aproximar laços e perpetuar nossa existência àqueles a quem amamos : filhos, netos, amigos. 
Para escrever foi preciso viajar no tempo, aprender a lidar com fortes emoções, com situações não resolvidas, (re)viver momentos esquecidos e (re)descobri-los com outros olhos : do amor, da compaixão, da aceitação, do entendimento, do perdão..."
Este livro permite a aproximação entre as gerações, assim como oferece a oportunidade de que  nossos filhos e netos conheçam a origem de suas famílias, e delas se orgulhem. ( este trecho é parte do Prefácio . Traduz tão bem o conteúdo do livro, que transcrevi aqui, na íntegra).

Da autora - Oferecimento : " a cada um de meus netos .
                  Nossa história vem de séculos tão distantes que eu,  como avó, desconhecendo minha própria história, quis resgatá-la para meu conhecimento e passar aos meus netos :..."

"Enquanto eu trabalhava fora, minha mãe e irmã cuidavam da casa e arrematavam os vestidos, serviços de mão como chuleados e bainhas." Com o tempo, a autora transformou tudo que aprendeu com a mãe, numa carreira promissora tornando-se uma estilista muito requisitada pela aristocracia  da época. 

Mariam relata as dificuldades em que a família enfrentou ao fugir da Armênia durante a ocupação turca  e como foi sua chegada ao Brasil, país escolhido. Teve uma infância difícil, enfrentando os costumes de seu povo e vivenciando a sua paixão pela leitura.    Cheio de detalhes, o livro é um verdadeiro registro histórico de São Paulo de 1950.

O livro é muito bom !! Tive a oportunidade de constatar com tristeza  como os imigrantes passam por dificuldades e tempos difíceis, até se sentirem mais seguros nos países que os acolheram , mas  com costumes diferentes de sua terra natal.  
Fiquei triste quando acabei com a leitura.  Até demorei alguns dias para começar outro. Queria que a sua história permanecesse mais um pouco comigo. 

Autora- Mariam Margosian Durante. 

Adorei o livro -  Minha NOTA 10


12 comentários:

  1. Nilda , fiquei muito contente que tenha me visitado e gostado do meu espaço . Percebi , vindo aqui , que temos em comum a paixão pelos livros . Acho que seremos boas companheiras . Abraços .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marisa. Que bom que vc. gostou do meu Blog. Agora sou sua seguidora. Estarei sempre olhando as suas poesias e textos. Um beijo e Venha sempre me ver, tá ?!

      Excluir
  2. Boa noite, Nilda.
    Vim para conhecer o seu blog, e, a partir do seu título, "Os Livros da Minha Biblioteca", fiquei entusiasmado.
    Pude ver, numa rápida passagem, que muitos são os livros que você dá ao conhecimento dos leitores.
    Voltarei mais vezes para fazer leituras sem pressa.
    Parabéns pelo belo blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ,Pedro. Como o seu Blog é bom !! Quanta poesia linda ! Eu já estou lendo-as .Fiquei super feliz com a sua visita aqui no meu. Um Abraço e venha sempre me visitar..

      Excluir
  3. Oi, Nilda!
    Finalmente encontrei seu blog, tinha salvado na barra de favoritos mas perdi, agora estou te seguindo pelo Google e consigo ver seus posts novos! :D
    Adoro livros de memória e estou tentando ler mais biografias desde o ano passado, principalmente dos meus ídolos. Uma das que mais gostei até agora é Freddie Mercury: A Biografia Definitiva, sou muito, mas muito fã de Queen e a história de vida dele é linda!
    Parece ser muito linda essa biografia que você leu, vou procurar saber mais a respeito da Mariam. Adoro livros com esse ar de anos 50, acho que nasci na década errada! Hahaha.
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, como ainda não li a Biografia do Freddie Mercury, vou comprar o livro e depois eu conto o quanto gostei, assim como vc. Vou ser sua seguidora, pois vc. tem muita coisa boa para passar para nós. Bom, eu nasci próximo dos anos 50. Posso dizer que tenho saudade, pois namorei em outra época , onde tudo era mais romântico e os valores eram muito fortes e levados à sério. Qualquer dia eu conto algumas coisas muito boas pelo qual passei. Um beijo grande para vc. e venha sempre me ver, tá ?!

      Excluir
  4. Olá Nilda,

    A apresentação do livro sugere tratar-se de uma ótima e envolvente leitura. Registrei a dica.
    Dei uma passeada pelo seu seu espaço e gostei muito. Aproveitei para conferir as dicas para a conservação dos livros.
    Parabéns pelo ótimo blog.
    Obrigada pela visita.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera estou bem feliz com a sua visita por aqui. Pois é. Decidi fazer o arquivo dos meus livros, pois vi que são diferentes dos que nós vemos no mercado literário contemporâneo que tb. são muito bons. Quanta coisa boa eu já li !! Bem, venha me encontrar sempre. Tenho muita novidade na minha biblioteca para mostrar. Um beijo e obrigada pela sua visita.

      Excluir
  5. Olá!
    O livro parece muito bom, já está anotado para ler assim que possível.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito satisfeita e obrigada pela visita. Apareça sempre por aqui, pois sempre tenho nomes interessantes para uma leitura bem prazerosa. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nilda.
    Gostamos muito do seu blog, Parabéns. É bom encontrar resenhas com livros diferentes dos modinhas. Estamos tentando fazer assim também, mesclar o atual com o clássico.
    Aguardamos sua visita http://sweetbooksbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meninas ! Fico extremamente feliz quando vejo jovens lendo. Eu sei que é muito baixa a porcentagem de leitores no Brasil. Continuem assim, pois a gente percebe que a história lida num livro é como um ótimo filme, aliás muuuuito melhor. Nós podemos imaginar o cenário e o rosto dos personagens, sentir seus problemas e alegrias só com o nosso 'coração' .Bom, né ?! Um beijo para cada uma e voltem sempre. Vamos trocar títulos dos BONS livros.

      Excluir