Deste espaço...

Aqui cadastro os livros que venho lendo e relendo. Falo daqueles que amei e de alguns, que nem tanto. Comento os acontecimentos pelo qual a história foi criada, a autoria da obra e algumas de suas particularidades. Dou uma notinha demonstrando quão prazeroso ou enfadonho foi a leitura...

terça-feira, 14 de julho de 2015

AS MEMÓRIAS DO LIVRO


LIVRO AS MEMORIAS DO LIVRO: ROMANCE MANUSCRITO DE SARAJEVO
                                          AS MEMÓRIAS DO LIVRO
                                            



NOTA : "Para os judeus, era proibido ilustrações, pois estas  eram consideradas imagens, então como explicar o livro judeu, 'Hagadá' de Sarajevo, todo repleto de ilustrações ??"


É sobre isso que o livro trata: conta a história do Haggadah de Sarajevo 
, inspirado em fatos  históricos  verídicos e documentados . 


A autora nos mostra e dá  explicações sobre os capítulos e como foi que ela decidiu-se intercalar a história entre dois tempos tão distantes entre si, século XV e XX . Para  ter mais  compreensão da obra desde logo, curiosamente eu poderia ter folheado  o livro e encontrado as notas descritas  no 'Posfácio' , página 339 e seguintes bem  interessantes . Assim,  entender um pouquinho mais rápido o início da obra. 

Aqui, um pouquinho da história:
"Na Bósnia arrasada por anos de guerra civil, um raro manuscrito judeu medieval reaparece. É a lendária 'Hagadá de Sarajevo', um volume único, que contrariava as restrições judaicas da época, em relação às ilustrações. Este livro sagrado de valor incalculável é caçado por fanáticos políticos e religiosos, época da Inquisição, um livro com uma história cercada de enigmas.  Como esse manuscrito  foi feito, apesar das restrições rabínicas ?  E como sobreviveu a séculos de antissemitismo na Europa ? Para desvendar esses mistérios, Geraldine Brooks apresenta aos leitores Hanna Heath, a restauradora australiana  que é chamada para analisar e recuperar o manuscrito." Ela não pode acreditar que o documento tão maravilhoso estava preservado depois de tantas guerras e tanto preconceito. Assim Hanna reconstrói as memórias do livro. 


Adorei este livro !!

Depois de ler o "Posfácio",  li novamente as quarenta primeiras páginas... E, mais uma vez ...adorei ! 

MINHA NOTA - 09

Comentários sobre a autora - GERALDINE BROOKS  é australiana. Formou-se em jornalismo e fez mestrado na Columbia University. Começou a trabalhar no Wall Street Journal, onde cobriu conflitos e crises no Oriente Médio, na África e nos Balcãs. Iniciou a carreira como escritora em 1994,  ao escrever "Nove Partes do Desejo", inspirado em sua experiência entre mulheres muçulmanas. Este livro foi um sucesso , sendo logo traduzido para dezessete idiomas. Em 2006, consagrou-se com "O Senhor March" , ganhando o 'Prêmio Pulitzer' de ficção. 
  



O HAGADÁ DE SARAJEVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário