Deste espaço...

Aqui cadastro os livros que venho lendo e relendo. Falo daqueles que amei e de alguns, que nem tanto. Comento os acontecimentos pelo qual a história foi criada, a autoria da obra e algumas de suas particularidades. Dou uma notinha demonstrando quão prazeroso ou enfadonho foi a leitura...

quarta-feira, 22 de julho de 2015

CAÇADORES DE OBRAS PRIMAS

                                                                           
CAÇADORES DE OBRAS PRIMAS 

Nossa !  Quem assistiu o filme, certamente gostou e sensibilizou-se bastante com o envolvimento e  dedicação daqueles que  mitigaram alguns dos grandes estragos causados pela guerra.   O livro conta-nos essa história.  E, como sempre  claro, a obra escrita nos envolve muito mais, detalha  tudo aquilo que não pôde ser contado no cinema.  
Esta história real é contada aqui.   Já no fim da guerra, um grupo de homens, determinados a salvar as obras-primas do Ocidente  das mãos dos nazistas, que roubavam tudo que conseguiam por onde passavam,  tantas obras, pinturas, pratas, jóias, móveis e muito mais de valor  e que iam escondendo-as em buracos, porões, minas e velhos templos para que,  mais tarde , após sua vitória, viessem buscá-las para abastecer o futuro museu que Hitler estava programando e que se tornaria o  maior acervo do mundo repleto dessas obras roubadas, verdadeiros tesouros, acumulados durante séculos,  em toda Europa. Livro repleto de fotos. 

Conforme a contracapa do livro: "Numa corrida contra o tempo, pessoas comuns  se tornaram verdadeiros heróis de guerra.  Neste livro, Robert M. Edsel reúne testemunhos, diferentes documentos da época e fotografias para contar sua história e preservar a memória de um episódio vital para o maior conflito armado do século XX."

Minha NOTA - Ótimo- 09

Comentários sobre o autor-  ROBERT M.EDSEL nascido em 1956,  americano que , mudou-se para Florença em 1996 afim de estudar artes, Ele questionou-se como as obras-primas da civilização ocidental tinham sobrevivido à Segunda Guerra Mundial.  Daí o início da ideia do livro.  É coprodutor do documentário 'The Rape of Europa' e autor do livro 'Rescuing Da Vinci'. 
Ele é coautor do bestseller  'Um Gato entre Livros' .  

                                                                                   


2 comentários:

  1. É um bom filme mas nada substitui a leitura do livro.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Nilda, boa tarde!

    Fiquei muito feliz com a sua visita e
    comentário. Seja muito bem vinda sempre
    que quiser voltar...
    Amei seu blog, espaço que escolheu para escrever as suas
    experiências. Certa vez falei para um amigo mostrando um livro
    que estava lendo..." Meu livro está muito manuseado e não está com aparência de novo, me desculpe!" Ele então sorrindo me respondeu..."Ivete, essa aparência dele é porque você o lê sempre e todo livro com aparência de novo, vive na estante como enfeite! "
    Com certeza as palavras desse meu amigo querido, foi uma poesia
    pra mim!
    Amei seu espaço, voltarei sempre...estou seguindo!
    Parabéns e um grande abraço!
    Ivete

    *

    ResponderExcluir