Deste espaço...

Aqui cadastro os livros que venho lendo e relendo. Falo daqueles que amei e de alguns, que nem tanto. Comento os acontecimentos pelo qual a história foi criada, a autoria da obra e algumas de suas particularidades. Dou uma notinha demonstrando quão prazeroso ou enfadonho foi a leitura...

sexta-feira, 29 de maio de 2015

NEGRAS RAÍZES


NEGRAS RAÍZES
Esta é uma das obras de maior sucesso da literatura  afro-americana.

  Já faz tempo que li este livro.  Fiquei apaixonada e muito enternecida pelo personagem.  Como pode ser possível pessoas tratarem com tanta frieza um ser humano ?!  Esta é uma das histórias mais bonitas que li e me envolvi tanto, mas tanto, que posso dizer que fiz uma verdadeira viagem no tempo...
E, já está na hora de lê-lo novamente.  

   A história começa em uma pequena vila africana, no ano de 1767, quando o jovem príncipe, Kunta Kinte,  filho do grande chefe africano Omoro,   é capturado por caçadores de escravos,  no meio da floresta.  Como um animal enjaulado  é levado para os Estados Unidos e, com novo nome, transforma-se num escravo, sem ninguém se importar com o seu passado, com suas raízes.
   A história é longa, contando a vida de Kunta, com muitos momentos  difíceis . Desprezado , no meio de tanto sofrimento o livro segue seu rumo,  chegando aos  seus descendentes, caminhando  até o nascimento do autor da história, Alex Haley, seis gerações depois.  Portanto mais um livro baseado em fatos reais .   Histórias desse tipo  são normalmente fascinantes.
Quem lê, sofre juntamente com Kunta, desde o momento de sua captura à sua resistência à mudança de identidade, o desespero nos porões de um navio negreiro, à sua compra por feitores, a saudade doída de sua terra natal ,  de sua família e todo o seu drama em terra estranha.

"O trabalho de doze anos de pesquisas de Alex Haley, resultou na autobiografia mais coletiva de que já se tem notícia.  Kunta Kinte, dito o 'Africano', pela avó e pelas tias velhas de Haley, não é apenas o mais remoto ancestral do autor, é também o mais remoto ancestral na genealogia de uma raça inteira, caçada nas matas ou à beira dos rios, amontoada nos porões infectos dos navios negreiros e vendida a retalhos num ponto qualquer dos Estados Unidos, Cuba, Haiti ou Brasil."


O Autor- Alex Haley -  Com muita  determinação escreveu este livro.  Durante bastante tempo  pesquisou a vida de seus antepassados . Mostra-nos como foi a realidade da  escravidão , a tragédia americana pela intolerância. 
Esta saga  tem um sentido maior quando se pensa em Alex Haley, que nasceu em 1921, ouvindo as história de sua bisavó, falando da riqueza de suas próprias raízes.  Em 1929  tornou-se jornalista, sendo que, mais tarde, decidiu pelo projeto do resgate de Kunta Kinte e da sua própria história. 

Este livro é a sua obra-prima. 



   

quinta-feira, 28 de maio de 2015

O NOSSO ANTIGO DICIONÁRIO

PESQUISAMOS POR 45 ANOS
Amarelado e cansado, o nosso velho dicionário continua útil.  No entanto tive que trocar a sua capa com tecido de bolinhas. Achei um mais moderninho, costurei nas contracapas e ...'voilà' ! Está pronto para continuarmos as pesquisas.  Como nós, quase nada mudou : bem estruturado, forte e decidido. Também, não é tão antigo assim, acontece que serviu para a educação das meninas, tirando dúvidas sobre "--Como escrevo esta palavra ? -- Manada é coletivo de que bicho  ?". Logo que a Soli nasceu em 1967, Papi, muito animado, foi logo comprando a Enciclopédia Barsa e este ótimo dicionário. Tem estado na estante desde então, porém  a Enciclopédia foi-se. Faz já alguns anos.  Ninguém mais olhava para ela, pois para tirar qualquer dúvida, bastava pesquisar no Google. Ficou tudo mais prático e mais completo. O caso foi o seguinte: quando estava mudando o  escritório de lugar, para algumas ruas adiante, peguei a linda Barsa e  coloquei os livros  num cantinho da  calçada, com intuito de doação, mas confessando a minha dificuldade em me desfazer dela, porque fazia parte da minha história.  No entanto,  com uma 'dor no coração muito grande' coloquei uma placa acompanhada deles : "Pode levar. Grátis" . Incrível, ninguém pegada, até que  ao entardecer, um homem tocou a campainha e perguntou se podia levá-los, para a filha de dez anos.  Foi embora feliz da vida.   Eu também , a Barsa foi servir à outra família , e não para reciclagem, a minha preocupação. 
De volta ao assunto do antigo dicionário.  Sua edição é de 1975, com a ortografia atualizada da época.  O tempo passa !  Aliás, só a ortografia, essa de 2014, que sou obrigada a engolir a muito contragosto, pois não pude concordar com a unificação da ortografia portuguesa. Uff! Acho que , apesar da língua ser a mesma, cada país tem as suas particularidades. Isso é que dá mais riqueza  à maneira como escrevemos. Enfim...
Apesar de ter sido bem manuseado, continua em ótimo estado. Olha,  que cinco integrantes pesquisando nele, sem 'Google'  para cooperar... Voltou para a prateleira, de cara nova,  exibindo-se para os companheiros  Ah, as folhas  têm um cheirinho todo especial. Nada mudou. Huumm...


eu , antes

eu , de capa nova
 Autor-  Francisco Fernandes. " Dicionário Brasileiro Contemporâneo"


domingo, 24 de maio de 2015

O QUADRO PERDIDO



O QUADRO PERDIDO

CARAVAGGIO

Este livro, tive o prazer de ler em 2013. É  uma história real... mais uma vez. Pelo jeito só estou cadastrando fatos verídicos.   ' Voilá ' !
Como se vê, esta obra representa o momento em que Jesus Cristo é levado por soldados romanos dando início,assim, ao terrível  martírio , até Sua crucificação. À esta lindíssima Obra-Prima, pintada em 1602, por Caravaggio, deu-se o nome "A prisão de Cristo".
Este quadro  já era conhecido há mais de duzentos anos, apenas por meio de cópias, com paradeiro desconhecido. Vinha sendo procurado há bastante tempo. Porém, a partir de 1990, continuou-se a procura mais acirrada,incansável e insistente do quadro perdido, sem se saber se havia sido roubado ou, simplesmente estaria ornamentando alguma longínqua Igreja desses pequenos vilarejos pela Europa. Para surpresa geral, aconteceu o que todos esperavam. 
Este livro conta como foi feita a descoberta da Obra-Prima e como se tornou possível este achado.   É uma história de paixão e amor  pela arte.  O autor mostra detalhes fascinantes e apresenta os seus personagens principais : uma linda pesquisadora muito esperta, um restaurador de quadros e um historiador enigmático de arte, carregando muita experiência e com mais de noventa anos. 

Da orelha do livro:   a páginas " ...são um tributo à paixão pela arte e pela vida, e à perseverança que permite a essa paixão ser vivenciada por outras pessoas além de seus portadores. O espírito humano é o assunto central de 'O Quadro Perdido'."

Gostei muito... e me lembro de quantos momentos deliciosos passei em sua companhia.  Era inverno e estava sempre acompanhada de uma reconfortante xícara de chá. 

Minha NOTA- 09

Comentários sobre o autor :   Jonathan Harr, é também  o autor do best seller 
' A Civil Action', vencedor do Prêmio do National Book Critics Circle na categoria não ficção. Escreve para a New Yorker e para a New York Times Magazine. Vive em Massachuetts , leciona redação de não-ficção no Smith College. 

"Ele constrói uma narrativa profundamente tocante sobre História, gosto e arte --e sobre ganância, a inveja e o ciúme profissional dos que se deixam aprisionar pela obsessão.  O mais perfeito trabalho de não-ficção narrativa que se poderia imaginar."-- The Economist. 


sexta-feira, 22 de maio de 2015

A ARTISTA DE XANGAI


A ARTISTA DE XANGAI


Mas que livro bom!

E ainda é como eu gosto : é história da vida real.Experiência vivida e resolvida de um jeito ou de outro... além de um final imprevisível.  Como muitas histórias passadas na China, PAN YULIANG , órfã, é entregue a seu mais próximo parente que , por alguns trocados a vende a um prostíbulo onde sofre privações, fome e é obrigada a se comportar como acompanhante de homens mal intencionados.
Ainda muito jovem, sua vida muda quando um inspetor do governo compra-a para ser sua concubina. Daqui para a frente, já  quase na metade do livro, ela vive entre o amor e a arte , entre Paris e Xangai da década de 1920.  Precisou escolher entre o aprendizado de sua arte, com aulas entre mestres franceses, a arte ocidental e o seu amor.   
Esta é a história de uma grande artista , que com sua dedicação à pintura deixou de ser vista como prostituta para ser reconhecida nas galerias de arte de Paris.  Autora de mais de quatro mil  obras, que na época escandalizaram a sociedade chinesa fechada ao modernismo e, em respeito às tradições não entendiam os seus nus artísticos, tão  comuns na Europa .
Nota- Falar mais sobre o livro, vai fazer com que a emoção da leitura seja prejudicada. 
Adorei o livro !!

"...pelo menos uma vez, conversara a respeito da carreira dela, por um longo tempo.  Mostrou-se satisfeito com seus objetivos, mas intrigado com seus métodos. ' Acha mesmo que deveria parar totalmente de pintar ? , perguntou. 'Não poderia simplesmente pintar coisas consideradas...bom, mais aceitáveis ?..."

   Parte I (página 11) : " Embora não se possa viver de arte, ela faz com que valha a pena viver.  Transforma a fome, a preocupação, os percalços e o subsistir, que de tudo seria desprovido, em uma forma de existência." 
John Sloane. 


Comentários sobre a autora : Jennifer Cody Epstein vive em Nova York. Publicou contos em diversos veículos e comunicação. Mestrado em Relações Internacionais e é professora adjunta na School of Arts da Universidade de Columbia. 




Pan Yuliang -Auto retrato


terça-feira, 19 de maio de 2015

10 DICAS LINDAS DE COMO CUIDAR DOS SEUS LIVROS!





10 DICAS  PARA CUIDAR DOS SEUS LIVROS!

QUEM GOSTA DE LIVROS, COMO EU, JÁ SABE DESTA LISTA, MAS... SÓ PARA NÃO ESQUECER.

Encontrei  esta lista, muito interessante,   composta de alguns itens sobre os cuidados que devemos ter com nossos livros.


1- Faça a limpeza dos livros todo ano,retirando-os  um a um, mas se for em estante aberta, faça isso semanalmente. 

2- Enquanto estiver lendo, é melhor não comer. Se for impossível, tome o máximo cuidado.  Deve dar uma paradinha se for beber algo.  Pode manchar o livro, que será um desastre irreversível.

3- Procure lavar as mãos antes de pegar um livro.   A umidade  existente naturalmente em nossa pele, como a pequena oleosidade imperceptível,   podem  danificar o livro, manchando e envelhecendo precocemente suas páginas. 

4- Quando não estiver lendo, não deixe o livro jogado pelo ambiente.  Também não é bom colocá-lo em gavetas, pois pode haver canetas e outros objetos que possam manchar ou até fazer pequenos  cortes em sua capa.

5- Quando for colocar o livro numa bolsa , enrole-o num pano para proteger sua lombada e os seus cantos , pois isso evita que se formem aquelas orelhas desagradáveis ou ainda  que se rasguem  ou  amassem. 
6- É sempre melhor guardar os livros em armários com portas. Desta maneira 
os livros ficam livres do pó. Todo o cuidado é pouco, pois a poeira também envelhece os livros, deixando-os amarelados . Estando fechados,  também ficam protegidos dos terríveis insetos, como as traças e os cupins, que fazem verdadeiros buracos em pouco tempo. 

7- Não rabisque o livro, deixando-o impedido de ler.  É desculpável grifar com lápis alguns trechos que achou interessante.  Mas, eu prefiro não marcar com nada.

8- Fica aqui  como uma boa sugestão: uma vez por mês, borrife os livros com uma mistura de  álcool e água, para afastar as traças, mas cuidado para não exagerar . Pode danificar o livro. 

9- Não dobre as pontas do livro, as popularmente chamadas de "orelhas", com a finalidade de marcar onde se parou de ler, ou para uma lembrança de um determinado trecho.   Isso impede que o livro se feche bem, depois. É uma marca que não sai mais.É melhor usar marcadores de páginas. Há uma infinidade nas livrarias, à vontade. 

10- Por último: esse livro que você está lendo, poderá ser uma boa companhia para outra pessoa ! Cuide bem dele !
    
                                                                         

segunda-feira, 18 de maio de 2015

INFIEL


INFIEL


Autobiografia de Ayaan, mulher extraordinária que superou todas as barreiras familiares, sociais e religiosas impostas ao sexo feminino.  Foi criada nos costumes tribais da Somália, sofreu mutilação sexual e espancamentos brutais na infância.  Passou a lutar destemidamente pelo direito das mulheres muçulmanas e pela reforma do Irã. A guerra entre Clãs, crimes e a obrigação de se casar com um desconhecido, escolhido por seu pai, conforme a tradição que ela questionava, mudaram sua vida. Ayaan fugiu e exilou-se na Holanda. Então,  ela descobre os valores ocidentais, a democracia e o quanto as mulheres são livres em contrapartida à opressão e violência contra as muçulmanas.  Passa a  adotar uma visão cada vez mais crítica do islamismo ortodoxo, luta e mostra ao mundo as condições das mulheres de lá.    Pela sua coragem e determinação , elegeu-se  deputada nesse país.  Porém, foi ameaçada  de morte pelos radicais islâmicos .  Foi obrigada abandonar a Europa e ir  morar nos Estados Unidos.  Passou a viver em liberdade, numa democracia plena.   Por tudo isso está sempre acompanhada de guarda-costas.  


É UM ÓTIMO LIVRO !
Ayaan Hirsi Ali 




quinta-feira, 14 de maio de 2015

... QUANTOS LIVROS BONS !!


OS MEUS LIVROS !!

Incrível, mas eu guardei muitos livros...   No domingo, passei horas na minha Biblioteca e, correndo meus olhos pelos títulos,  vi  que já li uma infinidade de histórias ótimas.  Noto o quanto venho lendo em todos esses anos, alguns, irresistíveis, li por duas vezes , mas houve livros que li três vezes, normalmente em período de férias, e posso dizer que esses fazem parte do meu tesouro inestimável. Certamente são os que estão bem manuseados.  Outros, já estão bem velhinhos,  com suas capas bem surradas, amareladas, mas firmes ainda, lutando contra o tempo. Até tive momentos em que pensei  em me desfazer de alguns, mas foi impossível !  Eles fazem parte de mim, da minha história, até posso mesmo lembrar de quando os li. 
E o cheiro tão típico dos meus  livros, então ? Ah , adoro, e tanto faz se novos ou velhos. Cada qual com suas características. Tenho alguns com suas folhas perigosas, e é preciso tocá-las delicadamente, manusear com cuidado ,pois já ficaram amareladas e quebradiças.
Passei horas felizes !


terça-feira, 12 de maio de 2015

PARA MINHAS FILHAS

PARA MINHAS FILHAS 
Este livro retrata momentos extraordinários não só entre mãe e filhas, mas entre mulheres e homens, cabendo perfeitamente à vida de cada um de nós. É uma história contemporânea, que fala dos laços entre elas e que, aos poucos, os sentimentos de indiferença e rejeição dão lugar à redenção e ao amor.  
Livro lindo !

Às vésperas de completar 70 anos, Virginia St. Clair envia uma carta a cada uma de suas filhas, pedindo-lhes ajuda para decorar sua nova residência, uma mansão isolada na costa do Maine.  Mas, seu maior desejo é dar um ponto final e criar uma nova intimidade entre elas, sentimento que sempre esteve ausente em suas vidas, desde a infância.
As três mulheres, bastante diferentes, vidas também muito diferentes e que escolheram deliberadamente caminhos diversos para trilhar, decisão essa que só serviu para afastá-las uma das outras.

No decorrer da história, veremos que  cada irmã sofrerá profundas mudanças em suas vidas, mas nenhuma delas compreenderá de imediato, a magnitude do presente que a mãe oferece a cada uma delas em particular, e quão grande isso irá transformar, sem dúvida, o futuro delas. 

Minha NOTA- 09

Comentários sobre a autora : Bárbara Delinsky é uma escritora da atualidade, para quem gosta de histórias cheias de emoção.   Ela escreveu inúmeros romances de sucesso e é um fenômeno editorial .  Seus livros são editados pelo mundo, sempre um sucesso. É socióloga e vive na Inglaterra.  


Bárbara Delinsky
                                                                                                                       

segunda-feira, 11 de maio de 2015

REBECCA

Este livro é o meu., de 1979
REBECCA
O  volume original da nossa família está na casa de  mamãe e ainda hoje está lá, li na época da minha juventude.   Depois de casada, quis ler mais uma vez então, precisei ir em sua busca . Este da foto , comprei num sebo, já com uma capa diferente do primeiro, porque aquele está encadernado e nem sei como era.   Qualquer dia vou tirar uma foto dele. 

Rebecca possui  uma história de suspense que nos leva a um final surpreendente. Não se sabe  do que ocorrerá nas próximas páginas. 
Rico e viúvo Maximilliam de Winter, ainda triste e apaixonado pela mulher falecida, decide pedir  em casamento uma jovem.   Leva-a para morar em Manderley , sua antiga mansão, numa cidade da Inglaterra. Parecia que tudo corria bem até que dá-se  o início de uma trama de enganos, assombrada pela governanta, sra. Danvers  que, ainda tem grande devoção à sua antiga patroa Rebecca, a falecida esposa de Max ,  faz de tudo para que o casamento não se prolongue, pois o que ela mais quer é manter Rebecca 'viva'. 
Esta  é uma história de duas mulheres que se envolvem com o mesmo homem, mas há um porém : Rebecca está morta.  E é o fantasma, embora nunca visível, do seu passado que assombra a nova mulher. A intriga é assombrosa e ao mesmo tempo, deixa sempre a sensação de que Rebecca está sempre presente. Assim, a nova mulher de Max, o viúvo, terá que enfrentar uma imagem dela, perante todos que amavam Rebecca e que a encaram como alguém que veio para lhe roubar o lugar. 

Este livro teve tamanho sucesso que foi reeditado por vinte e oito vezes , somente em quatro anos, só na Inglaterra.   
Essa história foi levada para o cinema por Alfred Hitchcock que o dirigiu . O filme ganhou dois Oscars, um deles de melhor filme e foi nomeado a nove outras categorias. 

Vale à pena ir aos Sebos,  atrás de seus livros. Em sua grande maioria ,são ótimos. 

Comentários sobre a autoraDauphne du Maurier era inglesa: Escreveu muitos romances sendo que a maioria são eternos best sellers . Destacam-se : Jamaica Inn (Uma Taberna na Jamaica), The Parasites (Os Parasitas), The King's General(O General do Rei -ótimo), The Birds(Os Pássaros) imortalizado no cinema. 

Bibliografia selecionada
  • 1931 - The Loving Spirit
  • 1932 - I'll Never Be Young Again
  • 1933 - Julius
  • 1936 - Jamaica Inn
  • 1938 - Rebecca
  • 1941 - Frenchman's Creek
  • 1943 - Hungry Hill
  • 1946 - The King's General
  • 1949 - The Parasites
  • 1951 - My Cousin Rachel
  • 1952 - The Birds
  • 1957 - The Scapegoat
  • 1962 - Castle Dor (com Sir Arthur Quiller-Couch)
  • 1965 - The Flight of the Falcon
  • 1969 - The House on the Strand
  • 1972 - Vanishing Cornwall
  • 1972 - Rule Britannia
Daphne Du  Maurier
ÓTIMO LIVRO ! 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

ADEUS, CHINA

O ÚLTIMO BAILARINO DE MAO


Este livro é extraordinário. Conta a verdadeira história  de Li Cunxin , narrada  por ele  mesmo, exímio bailarino que foi escolhido ao acaso, para fazer parte do corpo de 'ballet' da China .    


...A professora,   entre as crianças, é recebida repentinamente por homens nunca vistos, os delegados culturais de Madame Mao, que estão em busca de garotos para receberem formação especial e tornarem- se grandes bailarinos. Li , exatamente por ser franzino, miúdo, é escolhido.  
Nesse momento , a sua vida mudou completamente . Foi separado da família e passou a viver a vida como aluno de uma das maiores companhias de 'ballet' do mundo.  Mesmo sem ter nenhum conhecimento , nem interesse por dança ele se vê obrigado a passar horas e mais horas de treino, sendo muitas vezes castigado violentamente. 
Muitas vezes quis fugir da China, refugiar-se nos Estados Unidos, mas o regime chinês era mais forte do que ele. 
Só lendo para sentir a emoção que senti, em cada momento vivido por ele.  
Numa das apresentações nos USA , ele conhece e torna-se amigo  do presidente e da primeira-dama, que muito fizeram para ajudá-lo a sair da China .  Transforma-se então,  no primeiro e último bailarino de Mao e no querido e admirado do Ocidente, Torna-se  amigo das pessoas mais influentes  dos Estados Unidos e astros de cinema. 
Tornou-se uma estrela !


A história de Li Cunxin  é uma história de coragem, de amor e desejo por liberdade que só um jovem com muita determinação pode ter.  Ele nasceu em 1961. 

Quem ler esse livro vai poder guardá-lo num lugar especial em sua estante, só para olhar e lembrar de sua história com muito respeito.

É muito bom !!

No final do livro há várias fotos . 

Ele escreveu : " Esta é minha história. Aqui estão minhas recordações daqueles anos na China de Mao.  É a história de minha família. É minha jornada, desde as lembranças mais remotas, passando pela descoberta da dança, até a vida no Ocidente.   Os registros históricos podem ser outros, muita gente pode ter lembranças diferentes.   Para mim, porém, os relatos são hoje tão verdadeiros como sempre foram.   Neles estão os tesouros do meu coração."

Comentário:
                       "Sensacional! Depois que comecei ler, não consegui mais parar.  Qualquer um que sonhe chegar às alturas deve ler este livro."
   Leanne Benjamim, primeira bailarina do Royal Ballet.

Minha NOTA - 10

Em 1990

LI CUNXIN





Aqui , Li Cunxin volta à China , neste vilarejo, aonde morava, já como primeiro bailarino , e dança com sua esposa, ai no piso de terra ,sendo aplaudido por esse pequeno grupo,  só para agradar os parentes e amigos que ele deixou !!
Sensacional !! 

Se entrar na NET vamos encontrar dezenas de fotos dele dançando. Lindo !!




PRA VOCÊ, QUERIDO


       “Temos que nos bastar, nos bastar sempre, e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém. As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.” 
        
       Mário Quintana

                                                                                                                                                      

terça-feira, 5 de maio de 2015

SEGREDOS DE FAMÍLIA


SEGREDOS DE FAMÍLIA

Puxa ! Cada livro bom que eu encontro na minha biblioteca  !
Mais tarde, vou pegar  mais algum livro que não seja  tão bom como esses que tenho colocado por aqui.  Pensando bem, certamente só dou nota alta quando o livro é bom mesmo.   Com o tempo, venho Guardando os livros muito bons, livros que me remetem a alguma época memorável, que me dão saudades de tempos idos , mas também alguns que apenas gostei e ponto. Para aqueles que achei chatinhos , os levo para alguma biblioteca de escola, deixo em algum banco por aí ou dou para alguém que se interessou.
Bem, vamos às lembranças da história do Livro .

SEGREDOS DE FAMÍLIA - Paula O´Neill é neta de Emma Harte e guardiã de seu vasto império empresarial.  Ela acredita que o legado de Emma está seguro. 
Ao lado das filhas, Tessa e Linnet, ela dirige a cadeia de lojas Harte, especializada em alta-costura. Entretanto, o aparecimento de Evan Hughes, que guarda fortes semelhanças com Emma, provoca uma grande confusão familiar. Este romance é continuação do romance "Uma Mulher de Fibra".

Apesar das aparências, a rivalidade e o descontentamento entre irmãos afloram. Linnet e Tessa, suas filhas, são mulheres radicalmente diferentes. Cada uma busca desesperadamente ser a herdeira do império. Mas apenas uma possui um segredo devastador que pode colocar sua própria vida em risco. Em meio a essa combinação explosiva, aparece Evan Hughes, jovem estilista americana, com uma misteriosa semelhança com Paula e em busca de Emma. Perturbada pela presença de Evan e querendo descobrir a verdade, Paula volta-se para os recém-descobertos diários de sua avó, da época da guerra, nos quais Emma ressuscita com todo vigor. Voltamos no tempo algumas décadas. Estamos em Londres, em 1940. A cidade vive sob intenso bombardeio aéreo. Emma trabalha duro sob as condições da guerra e mantém a família unida em meio às bombas, sirenes e à partida de seus filhos para o combate. Na convivência com o sofrimento, sua coragem, força de vontade e energia assumem a dianteira. À medida que o livro se desenrola, Paula descobre o segredo que Emma levou para o túmulo para proteger alguns, um segredo cujas repercussões inevitavelmente mudariam as vidas das pessoas e poderiam estremecer uma dinastia na sua própria base. 

MINHA NOTA- 08

Comentários sobre a autora - BÁRBARA TAYLOR BRADFORD-   Inglesa que  Começou a carreira como  jornalista . Seu romance "Uma Mulher de Fibra" , aliás, um dos melhores que já li,  tornou-se um eterno 'best seller'.  

O REGRESSO

O REGRESSO 

Agora, falando sobre o livro. Ainda não terminou, mas estou gostando imensamente. Primeiro a autora, Rosamunde Pilcher, tem um peso enorme. Suas histórias são sempre deliciosas. 
Depois , o enredo. 


Judith Dunbar jamais conheceu efetivamente a segurança e o bem-estar de uma vida em família. Natural de Colombo, onde o pai trabalha numa empresa de navegação, ela passa a adolescência num internato só para meninas, enquanto a mãe e a irmã mais nova vivem no exterior.
Sem dúvida, não é uma vida feliz - mas, certamente, a única que pode ter. Até o dia em que sua nova colega de escola, Loveday Carey-Lewis, convida-a para passar o fim de semana em sua mansão.
E, claro, apaixona-se pela família Carey-Lewis. A começar pela elegância e glamourosa Diana, que oferece-lhe para sempre o quarto rosa da casa. O reservado e amável Coronel, que a acolhe como se fosse sua ´própria filha´. E Athena e Edward, irmãos de Loveday, com quem Judith se identifica à primeira vista.
Como num verdadeiro conto de fadas, Judith passa de uma simples garota solitária a um jovem bem educada e generosa, embalada em meio a chamas de amor e afeição.
´O Regresso´ é vibrante, rico de ternura e sensibilidade, e oferece-nos uma trama fascinante e um elenco de personagens que permanecerão por longo tempo em nossa memória... e coração.

( copiei esta sinopse da Livraria Saraiva). Este resuminho está tão bom, que eu penso que é o que eu iria escrever. 

Comentário sobre a autora --  O  talento de Rosamunde Pilcher, nascida na Cornualha,   faz  seus leitores delirarem   com suas histórias de amor , tão comoventes,  tão simples.  Toda a sua escrita é tão intensa ,   tão forte ,  que ela se tornou a    dama  consagrada e reconhecida  internacionalmente.  Um dos seus romances   "Os Catadores de Conchas"  já  foi lido por milhares de pessoas pelo mundo, sendo congraciada  como uma das maiores contadoras de histórias já existentes.   São de sua autoria alguns outros sucessos :  Setembro, O Quarto Azul, o Tigre Adormecido, Flores na Chuva, O Dia da Tempestade, entre outros. Todas as obras são editadas pela "Bertrand do Brasil". 
Dela temos que ter e ler vários livros. E...ler todos. Todos !

  MINHA  NOTA É - 09
Minha Linda !!
                                                                                                                    





                                                          

PRECISEI CORTAR O LIVRO !

O REGRESSO 



Pois é !  É verdade ... precisei cortar o livro em duas partes.  História linda , gostosa , momentos prazerosos junto  deste querido livro.   Mas, depois de trinta minutos de leitura, já começava me incomodar . Apoiava-o  numa almofada, virava de lado, prendia um lado das páginas com um clips ( as folhas ficavam voltando), mudava de posição, colocava mais uma almofada  até que eu me cansava e parava a leitura.  Ai, mas que chato ! Ler antes de dormir, hábito que adoro... nem pensar.  
Este livro , comprei por indicação de uma amiga.--Leia! Quando terminar , me conte o resultado. --Você vai ter saudades dele e ficar triste porque tudo acabou.
--Nem pensar na quantidade de páginas (são 1091 páginas !!) ! --Não ligue pra isso. O tempo passa como se fosse parte do  "E o Vento Levou" , longo mas ninguém queria que terminasse,  nem se percebeu.
Bem.  Eu queria continuar lendo.  Acontece que ,num dos dias de exaustão por ficar segurando aquele livro tão pesado que, nem com um chazinho quentinho  , só para me distrair do incomodo, e já aborrecida ,sem pensar muito ,rapidamente fui buscar o estilete maior  que tenho lá no escritório e... separei o livro !!   Interessante que tem a 'parte dois' e, foi aí nessa página que ficou a separação. Pronto . Acabou o 'stress' . 
Como gosto de ler dois livros ao mesmo tempo, este é o segundo.  Tenho lido, sem problemas , mas continua um grosso livro, pois agora , a primeira parte estiletada tem quase  550 páginas. Continuo com apoio , com o clips,  no entanto ficou mais leve.  Bem, um pouco mais leve. 
Quando tudo terminar, vou fazer uma encadernação bem bonita para as duas partes.  Tenho certeza que vai enriquecer e embelezar  a parte de romances da minha biblioteca.