AS SEIS MULHERES DE HENRIQUE VIII
Uma das mais reconhecidas historiadoras da Inglaterra, a autora 'Antonia Fraser', publicou diversas e importantes biografias, como esta que fala das seis rainhas, mulheres do Rei Henrique VIII, cada qual com um destino diferente.
O rei, era obcecado pela permanência da Família Tudor no poder, assim precisava urgentemente de um herdeiro, varão.
Foram seis mulheres , fortes, muitas vezes desafiando as vontades do rei, mas que foram vítimas ,uma a uma, tendo destinos diferentes, muitas vezes cruéis e insensíveis perante à corte. Rei Henrique VIII, munido de total poder, ardiloso e cheio de caprichos criava artimanhas para que pudesse anular ou separar-se da esposa no momento em que percebia que essa não lhe daria um herdeiro varão, apesar de muitas tentativas.
São elas : Catarina de Aragão, Ana Bolena, Jane Seymour, Ana de Cleves, Catarina Howard e Catarina Parr.
Em cada capítulo do livro, a autora fala de uma rainha, a começar pela Catarina de Aragão, espanhola, casada durante vinte anos, falhou ao não lhe dar filhos homens, mas entre as tentativas , nasceu Maria I, futura rainha da Irlanda e Inglaterra. No entanto, a Igreja Católica não reconhecia a sua vontade de se separar; Henrique VIII então, fundou a Igreja Anglicana, criando leis e a permissão para ser praticado o divórcio. Separou-se da rainha Catarina de Aragão, ignorando a ordem da Igreja Católica.
Ana Bolena também não gerou filhos, mas uma filha que tornou-se a Rainha Elizabeth I, da Inglaterra, mesmo assim Ana Bolena foi decapitada.
A terceira rainha, Catarina Howard, foi também decapitada por presunção de que cometera adultério .
Já, Jane Seymour, foi a única que lhe deu um filho, morreu no parto e esse filho tornou-se Rei Edward VI.
Com Anne de Cleves ficou casado por seis meses.
E Catarina Paar que também morreu no parto.
Incrível o fim de todas as suas rainhas !!
E assim segue a vida no palácio. A história é bem interessante, entre 1509 a 1547, pois conta passagens da vida delas, cada qual em seu capítulo, as festas, a vida social, jogos de interesses, tramas, viagens e as loucuras temperamentais de Henrique VIII , com seu ciúme descontrolado quando presumia estar sendo traído.
A autora, escreve com muito entusiamo no seu longo 'Prólogo' sobre este livro.
Antonia Fraser é também autora de "A Conspiração da Pólvora", "Maria Antonieta" e " Oliver Cromwell", três importantes biografias.
Ótimo Livro !!
NESTA CONTRACAPA DÁ PARA VER O DESTINO DE CADA RAINHA.
CREDO !!
Muito legal o seu blog Nilda! Uma ótima fonte para aquisição de livros!
ResponderExcluirAbraços, Tatyanne Valdez. Estou seguindo o seu blog, se quiser seguir o meu: http://bibliotecaearte.blogspot.com
Olá , Taty. Fui ao seu Blog e já sou sua seguidora. Adorei.
ExcluirVenha sempre me visitar, viu ?! . Tenho ótimos livros guardados em minha Biblioteca, então estou arquivando aqui, fica organizado e também é bem legal ficar relembrando as histórias já lidas. Beijos para você.
Oie *-*
ResponderExcluirAdoro livros com temas históricos, principalmente quando envolvem rainhas, mesmo que elas tenham tido fins... bom... peculiares ;p
Beijinhos Screepeer
screepeer.blogspot.com
Oi, Agatha. Fui visitar o seu Blog e não sei como fazer para ser sua seguidora. Eu também adoro livros históricos e tenho vários para cadastrar. Venha sempre me visitar e você poderá ver as minhas novidades. São os livros que tenho guardados e lidos. Adorei a sua visita por aqui. Beijos
ExcluirOi, Agatha. Fui visitar o seu Blog e não sei como fazer para ser sua seguidora. Eu também adoro livros históricos e tenho vários para cadastrar. Venha sempre me visitar e você poderá ver as minhas novidades. São os livros que tenho guardados e lidos. Adorei a sua visita por aqui. Beijos
Excluir